top of page

Newsletter #01: Novelas pulp, donos de casa, criatividade em xeque e as terras nevadas de Skyrim



Bem-vindo à minha newsletter que você não assinou! O famoso "ninguém perguntou, mas eu falei", e o que é a Internet se não uma epítome dessa máxima? (falei difícil demais, slk)


O início de ano tem sido um 7x1 atrás do outro, mas sigo mantendo a bola rolando em campo com sofreguidão e desenvoltura. Como a vida de escritora anda meio capenga ultimamente (não me abandone), não é porque não estou trabalhando em um projeto específico por enquanto que não vou deixar de alimentar o monstrinho da criatividade, né?


Tenho focado em trabalhar em alguns textos antigos, participar de alguns concursos literários, e inclusive comecei a fazer um curso de Revisão e Preparação Textual, e tem sido ótimo ficar só nos bastidores do texto, também. Tenho investido nesse olhar mais "leitor" para em breve - quem sabe - voltar a escrever mais ativamente.

Então, resolvi deixar aqui um resumo esporádico do que mais alimentou esta mente curiosa e acalmou este coração nas artes por aí afora: as atualizações, traumas e inspirações dos últimos meses na vida de uma pacata escritora em hiato.


"Pulp Maranhense", de Mauro Cezar Vieira


Lançado há poucos meses, prestigiei a obra de um colega escritor talentoso, que transformou as lendas mais famosas de São Luís em novelas pulp! Você conhece esse gênero? Eu conhecia de forma geral, mas depois dessa leitura, eu estou curiosíssima para conhecer ainda mais. São três novelas que trazem até a famosa lenda da Serpente de São Luís de uma forma completamente nova - em meio a sangue, suor e intrigas familiares! Quer conhecer mais sobre o gênero pulp? Leia aqui! E siga o @maurocezarv no instagram!



"RuPaul's Drag Race", 14ª temporada, VH1


Que eu sou fã de drag queens você já tinha notado, vide meu post de Halloween, mas que eu sou espectadora assídua da corrida de drags mais famosa do mundo... Talvez você já tenha sacado também. A novidade é que isso só faz 9 meses! Comecei a maratonar as treze temporadas anteriores nas férias do ano passado e me vi presa no loop de glamour, looks impecáveis e muito shade nas inimigas! A temporada deste ano foi a primeira que consegui acompanhar enquanto estava no ar toda semana, e foi MUITO EMOCIONANTE! Foi a temporada com maior número de participantes transgênero e a primeira com um participante heterossexual - mostrando que drag é para todes e que, acima de tudo, é uma ARTE!


Minha favorita da temporada: Daya Betty, tida como vilã, mas que mostrou que podemos nos superar sempre, se acreditarmos no que realmente queremos ser <3



"Tatsu Imortal", Netflix



Não foram meses muito favoráveis para séries. Na verdade, não conseguia manter a concentração em nada muito mais longo que 2h por vez, mas tirei tempo para seguir a indicação do mozão <3


Fui apresentada a Tatsu, Tazinho para os íntimos, um ex-yakuza (isso mesmo, a máfia japonesa) que decidiu se aposentar e reverter toda a energia de maior assassino de todos os tempos para uma tarefa nobre: virar dono de casa em tempo integral! A série animada de comédia me cativou desde o primeiro segundo. Dei risadas do humor inteligente e das tiradas fenomenais de Tatsu, que inclusive dá EXCELENTES dicas de como cuidar da casa como um verdadeiro... yakuza!? Jamais duvide do poder do pozinho branco e de um espremedor de laranjas!


Daquelas maratonas que se completam em poucas horas, pois são apenas 10 episódios de 10 minutos (seria minha série ideal?) e muito, mas muito divertida.


BÔNUS: A Netflix oferece ainda um especial derivado da série chamado "Um Yakuza Genial", em que vemos o dublador da série se preparando para interpretar Tatsu seguindo seus ensinamentos de dono de casa profissional - e são dicas completamente úteis, com uma boa pitada da sabedoria milenar japonesa. Vale muito a pena ver!


Canais "Nerd Show" e "Tira do Papel", YouTube


No âmbito da Internet, o YouTube tem sido um companheiro mais frequente que outras mídias, e tenho descoberto tantos conteúdos bacanas que suscitaram insights e até mesmo a boa e velha nostalgia.


Tenho visto muito o canal "Nerd Show", do Renato Wamberto e seus pães de queijo, que é um prato cheio para todos os "noventistas" como eu. O conteúdo do canal é muito bem preparado, e tem de tudo um pouco: de curiosidades até fatos históricos que marcaram a nossa infância nerd. Impossível não se identificar com os temas e com a simpatia contagiante do Renato. Segue um dos meus favoritos pra você conhecer e se sentir velho comigo:



Além desse, foi um belo achado o canal indicado por amigas "Tira do Papel", em que o Tiago nos guia por ideias que parecem aleatórias, mas de uma forma lúdica, descompromissada e com dicas muito preciosas pra tocar a vida em frente apesar da pressão e do estresse do dia-a-dia. Tiago me provocou reflexões principalmente sobre produtividade e criatividade, muito relevantes para o contexto atual.



Gloria Groove e Grag Queen, drags brasileiras



Elas bombaram neste ano: Gloria Groove, com um histórico brilhante de hits pra rebolar nas baladinhas, reconhecida como uma das maiores artistas drag brasileiras, e Grag Queen, que participou de uma competição internacional de drags cantoras neste ano - e foi CAMPEÃ! Conhecer melhor essas artistas me inspirou não apenas por ser fã da arte drag em geral, mas de acompanhar o carisma e autenticidade de ambas.


Gloria lançou um novo álbum que ficou no repeat por meses nos meus fones, "Lady Leste", bem como Grag Queen tem aproveitado sua visibilidade mundial para contagiar a todos com sua voz incrível - "Party Everyday" é uma das mais ouvidas, sempre me põe pra cima com seus diguiridaum, diguirideidê.


Incentivar e divulgar essa arte toda é o mínimo que eu posso fazer, então se você é fã do combo pop + representatividade, cola com elas que é, literalmente, GG! Conheça Gloria e Grag nesses aperitivos a seguir:




"The Elder Scrolls V: Skyrim", Bethesda Softworks


Não se troca os amores velhos pelos novos: "Skyrim", jogo de rpg de mundo aberto lançado há mais de dez anos, continua sendo um dos meus jogos preferidos - pra me fazer parar por horas nessa cabecinha ansiosa que eu tenho, é uma proeza! Eu vivo começando e recomeçando esse game, mas não me canso de mergulhar no mundo medieval que me torna protagonista de uma lenda: ser uma Dragonborn, ou nascida do dragão, capaz de usar a Voz para derrotar inimigos. Só eu e Daenerys Targaryen.


O jogo é conhecido por ser praticamente infinito: mais de 100 horas de muitas missões para realizar e decidir sobre o futuro da humanidade numa era em que os dragões estão prestes a retornar. Eu viajo mesmo! E adoro jogos que me proporcionem isso com maestria, como "Skyrim".


Sinta um pouco dessa emoção:


O importante é manter a mente fresca, sempre atenta ao mundo ao meu redor, para observar e absorver. E você? O que andou observando por aí?


Até a próxima!


 
 
 

1 comentário


Jr2 21
Jr2 21
12 de mai. de 2022

Adoro e acompanho há um tempo o Nerd Show! De fato ele é muito carismático e tem coisas das quais eu nem lembrava mais.... XD

Skyrim é um trauma na minha vida, nunca avancei mais do que algumas missões.... :-(

Curtir

©2021 por Lorena Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page